AddThis Social Bookmark Button
Seg, 24 de Setembro de 2012 09:35
O que o seu filho tem recebido da TV e do computador?

Tv_1Na sociedade do século XXI, tudo é tão difícil para todos e o que os pais menos têm é tempo para os filhos. E com esta falta de tempo encontramos sempre crianças sentadas no sofá durante o dia todo assistindo televisão, ou sentadas na frente de um computador acessando a internet ou jogando. O fato do seu filho assistir TV ou acessar o computador não é o grande problema, o grande problema é que algumas crianças passam parte do seu dia absorvendo conteúdos que muitas vezes os pais nunca tiveram a curiosidade de sentar ao lado, e ver o que o filho está recebendo destes meios de comunicação.

Os desenhos, muitas vezes incentivam a criança a serem agressivas, ou desobedientes! As cores e animações podem nos enganar, o mesmo ocorre com jogos. Não podemos dizer que não existem conteúdos que podem ser aproveitados na televisão, sim, mas poucos. Por está razão é muito importante que você pai e mãe acompanhem a vida do seu filho, os meios de comunicação também moldam o indivíduo. A educação que o seu filho recebe verbalmente de você pode está sendo destruída pelo que ele recebe quando você não está presente.

Existem canais fechados que oferecem programações educativas, e na televisão aberta também existem programações educativas, você precisa somente descobrir os horários destas programações e começar a observá-los. Estes canais possuem desenhos educativos que ensinam a criança a descobrir o novo. Você ainda pode usar brinquedos educativos, para mostrar coisas diferentes ao seu filho. Comece a observar quanto tempo o seu filho passa na frente destes meios de comunicação, e observe a linguagem que ele tem utilizado.

Certa vez, deparei-me com uma criança que assistia com frequência desenho de lutas, com robôs, e ela só se reportava a mim ou a qualquer outra pessoa como se fosse um “guerreiro”. A fala desta criança era mecânica e ela andava frequentemente com um objeto nas mãos como se fosse a sua espada, e quem se aproximava era seu inimigo. Com esta situação podemos ver a que ponto os meios de comunicação podem moldar a mente das crianças.

Não deixe que a falta de tempo prejudique a educação do seu filho, a falta de tempo não é motivo para deixar uma criança o dia todo na frente da TV ou do computador. Aproveite esta fase do seu filho e dê a ele o que ele precisa: carinho, amor, atenção, e informação de qualidade. Esta é a melhor fase para semear na vida dos filhos, psicologicamente isto é comprovado e biblicamente também: “educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele” (Provérbios 22:6)

 

Autora: Manuela Evelyn (Equipe Romance em Deus)

Twitter: @manuevelyn

Facebook: Manuela Evelyn

Email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Nosso Canal