O Preço da Confiança


Anel_1

Olá pessoal, hoje gostaria de falar sobre um fator determinante em toda relação: a confiança. Sabemos que a confiança é o alicerce de um relacionamento e que sem o mesmo, a relação dificilmente subsiste.

Todos nós estamos cientes que a confiança em todos os padrões sociais da vida requer conquista e essa conquista muitas vezes não é fácil, principalmente quando o item FIDELIDADE é destacado. Vemos relacionamentos, até então firmes, sendo abalados por circunstâncias que geram falta de confiança.

Um exemplo de confiança exposto na Bíblia ocorre entre uns dos faraós do Egito e José, filho de Israel, o qual foi nomeado como governador do Egito, estando abaixo apenas do próprio faraó (Gênesis 41:40). O que mais me chama atenção nessa passagem é o STATUS de José, um prisioneiro, que se torna instantaneamente um governador.

O status da confiança pode ser comparado a uma escada, onde existem vários degraus. Cada degrau é um nível.Quantos mais degraus você sobe mais confiança alguma pessoa tem em você. A confiança não é adquirida de uma hora pra outra.Existe todo um percurso que todo relacionamento precisa passar. A fidelidade é o ponto mais alto da confiança. Quanto mais fiel alguém é a você mais você confia nela.

E quando essa confiança é quebrada? O que devo fazer?

A confiança não é algo fácil de ser recuperado. A confiança tem seu custo, tanto para ser conquistada quanto para ser recuperada, e recuperar uma confiança quebrada é mais difícil do que conquistá-la. Comparemos a confiança a uma aliança. Normalmente o material usado para fazer as alianças é o ouro. O ouro é uma matéria pura e essa pureza é o que também constitui o elo da confiança. Uma aliança bem cuidada não possui rugas, é uma aliança pura. Moldar um anel é muito mais fácil que remendá-lo, sem contar que um anel moldado não tem marcas, “cicatrizes” ou rugas, enquanto um anel remendado sim. É como dizem: “Uma aliança quebrada nunca volta a ser a mesma”.

Mais fácil é evitar a quebra da confiança do que tentar reconstruí-la. Em um relacionamento, a confiança é mais que uma prioridade. Se você não confia em seu/sua namorado (a), para que levar esse relacionamento adiante? A confiança é o alicerce de todo relacionamento, desde uma simples amizade a um casamento. Você não conta seus segredos para uma pessoa que você não confia, então por que se relacionar com uma pessoa que você não presta confiança alguma ou pouca confiança? Um dos segredos para um relacionamento de sucesso é esse: se relacionar com pessoas de confiança. Falta de confiança num relacionamento geram discussões e muitas vezes isso mata um relacionamento. A confiança é um dos elos mais fortes entre duas ou mais pessoas, mas também é uma “ponte” difícil de ser construída.

 

 

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Compartilhe