AddThis Social Bookmark Button
Ter, 23 de Novembro de 2010 21:41
O que é a Côrte ?

Casal de AmigosVamos fazer um estudo diferente, um estudo sobre a côrte, sei que para alguns é algo totalmente novo, mas creio que Deus falará muito aos corações! Quando vemos esta palavra em um tema de ministração não entendemos imediatamente... Porque eu realmente não havia entendido. Mas hoje sei que é a perfeita vontade de Deus. Mas afinal o que é corte?

A côrte é uma amizade, uma amizade comprometida para um possível casamento. Com o conhecimento dos pais e líderes. Mas por que é tão importante que os pais e líderes participem deste momento?

A experiência e a autoridade deles são fundamentais para liberar ou corrigir qualquer atitude. Sendo a côrte um período de conhecimento e de aprendizagem é muito importante a participação dos pais e líderes é um momento de construção espiritual e familiar.

Um passo muito importante na côrte é a oração entre ambos, as intenções de cada coração devem ser entregues a Deus para que Ele faça segundo a vontade d’Ele. As situações não devem ser forjadas e nem os sentimentos expostos, para que não sejam formadas feridas, ou para acelerar o processo natural de Deus. É muito importante manter um relacionamento de amizade e principalmente a busca pelo crescimento espiritual.

Mas por que é preciso passar pelo processo da amizade? “Amar não é encontrar alguém perfeito, é decidir amar depois de ver o defeito”. Esta é uma frase que gosto muito, pois nos faz refletir, e acho que é o momento certo para colocá-la aqui! Este é um dos fortes aspectos da côrte: permitir que você conheça todas “as faces” do seu futuro cônjuge. Muitas pessoas já me perguntaram: - mas como é que você vai conhecer sem namorar?! Elas pensam que o namoro é o período em que conhecerão a pessoa melhor, mas é um grande erro, pois muitos amigos conhecem melhor a pessoa do que o seu próprio cônjuge.

Por exemplo, por que será que quando estamos com algum problema procuramos logo um amigo? Será porque ele me conhece? Por que sabe todas as nossas histórias, segredos, nossos defeitos, vontades, todos os nossos estados emocionais? Como é que podemos casar com alguém que nunca tivemos uma relação de amizade? A própria palavra de Deus diz: “O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão” (Provérbios 18:24).

A côrte é a forma linda de Deus de preparar duas pessoas para fazerem uma aliança. Por isto, o mais importante é ser amigo, conversar, contar, e até brincar!!! Todas as pessoas que resolvem seguir por este caminho têm experiências maravilhosas e a fidelidade de Deus é incomparável quando buscamos adorá-lo sem intenções próprias! Tenho certeza que há muitas pessoas que querem sim, buscar a face do Senhor e serem transformados para desfrutar da sua plenitude.

 

Autora: Manuela Evelyn (Equipe Romance em Deus)

Twitter: @manuevelyn

Facebook: Manuela Evelyn

Email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Comentários   

 
0 #140 Reginaldo 11-03-2017 19:26
Boa noite
Acredito q tudo ao lado de Deus eh vitorioso. Mas o amigo de PV q citou creio q Jesus e nao um amigo homem. Temos q nos firmar na rocha q eh Jesus e nao conselhos de amigos. Mas estes ensinamentos referente a côrte eh muito importante principalmente nestes dias. Que bom seria se tudo fosse realmente respeitoso desta forma q tem postado.
Citar
 
 
0 #139 Moura Camargo 08-03-2017 14:09
Citando Marcelle:


Olá Marcelle,

A côrte pode terminar em casamento ou terminar em amizade. Tem casais que decidem fazer só por um tempo e depois resolvem mudar a forma de se relacionar, esta não é a forma que eu conheço da côrte. Porém para casarem-se vocês tem que ter plena condições para isto, por esta razão antes de começar um relacionamento, como cristãos temos que saber se teremos condições de casar se confirmações vierem. É muito importante ponderar todas estas questões; idade, vida financeira, sonhos de cada um, alvos.

Espero ter ajudado um pouco!

Abraços!
Citar
 
 
0 #138 Moura Camargo 08-03-2017 14:01
Citando Andriesa:


Olá Andriesa,


Obrigada por acessar o nosso site. Com certeza se nos mantermos em santidade, e seguir aquilo que a bíblia diz, conseguiremos ter um relacionamento santo. Porém a côrte não é uma idiotice para aqueles que fizeram e chegaram ao altar, pois cada um sabe das suas próprias fraquezas, e cada um tem a liberdade de escolher os limites que gostariam de impor e aquilo que acha que deve desfrutar somente após o casamento.

Abraços!
Citar
 
 
0 #137 Andriesa 08-03-2017 12:50
Pra mim é uma idiotice esse negócio de côrte, se as pessoas quiserem viver em santidade simplesmente viverão. Está escrito em Gênesis 39:10"Todos os dias ela insistia que ele fosse para a cama com ela, mas José não concordava e também evitava estar perto dela."
Isso quer dizer, se a pessoa viver com o Espírito Santo e for temente a Deus não precisará ficar inventando desculpas como esse negócio de não poder beija ou qualquer outra coisa do gênero, um namoro santo é aquele que é em 3: Homem, mulher e Espírito Santo.
E outra as vezes não faz nada de "errado", mas olha com maldade ou mesmo pensa em maldade, mesmo assim está condenado ao inferno. Diz em Mateus 18:9 Se um dos seus olhos faz com que você peque, arranque-o e jogue fora! Pois é melhor você entrar na vida eterna com um olho só do que ter os dois e ser jogado no fogo do inferno."
Citar
 
 
0 #136 Marcelle 28-02-2017 14:03
Oie boa tarde,
Eu e meu namorado decidimos fazer a corte para nós dois amadurecer e assim crescer no relacionamento com Deus. Queria saber se depois que ja estivemos maduros podemos fazer o namoro cristão ou o namoro da corte tem que ser ate o alta?
Citar
 
 
0 #135 Moura Camargo 25-02-2017 11:57
Citando Selton Ribeiro:
Quero fazer,ela tem 16 anos mais os pais dela acha que ela não tem idade nem pra fazer Côrte. O que devo fazer? kkkkk :cry:

Deve-se de fato respeitar a autoridade dos pais. A côrte ao contrário do que se pensa, é um compromisso muito sério, quem assume a côrte assume a intenção de se casar e para casar-se é necessário ter total condições, não só financeira, mas em outras áreas. Se você começa a côrte com 16 anos, tem a intenção de casar-se com 17 ou 18? Pense nisto! E continue a orar para que seus caminhos sejam sempre alinhados pela vontade de Deus.
Citar
 
 
0 #134 Selton Ribeiro 24-02-2017 20:19
Quero fazer,ela tem 16 anos mais os pais dela acha que ela não tem idade nem pra fazer Côrte. O que devo fazer? kkkkk :cry:
Citar
 
 
0 #133 Moura Camargo 13-02-2017 15:05
Citando Miranda:



Olá!
Obrigada por entrar em contato conosco.

Com certeza você deve continuar orando para que a vontade de Deus para vida de vocês se estabeleça, afinal só orando você saberá qual o propósito final de Deus para tudo.

Abraços!
Citar
 
 
0 #132 Miranda 02-02-2017 10:36
Olá bom dia,
faço parte de uma membresia no qual temos como padrão a corte,
sou lider de célua e a moça no qual tenho interesse liderava porem entregou a celula kids por ainda não saber lidar com seus problemas emocionais,
hoje nossas lideranças conversaram e até eu mesmo entendi não ser o momento ideal para iniciar um relacionamento com ela.
porem sinto que gosto dessa moça, e sinto que alem dela saber disso noto que ela tambem gosta de mim,
mesmo sabendo que o momento ideal não é agora, seria correto me afastar dela mas continuar orando por ela para que Deus alinhe todas as coisas e após isso firmarmos um relacionamento em corte, com o consentimento de nossa liderança?
Citar
 
 
0 #131 Manuela 12-01-2017 10:40
Citando Paula Borges:


Olá Paula!

Obrigada por entrar em contato conosco.
Em primeiro lugar, você deve começar com Deus esta questão e ter a certeza vinda dEle que deve dar início a um relacionamento de côrte com este rapaz. Depois você deve sondar se este rapaz está livre para assumir um compromisso com você. Verifique com pessoas conhecidas amigos dele, pois se ele também tiver esta intenção para com você, ele se manifestará a não ser que ele seja muito tímido para se aproximar de você, aí neste caso você pode tomar a iniciativa, de forma sutil. Você deve comunicar a seus pais e lideres, pois a opinião deles é muito importante, pois os pais detém experiência e autoridade para te aconselhar e seus lideres são pessoas designadas por Deus para cuidar de você.
Espero ter ajudado!
Abraço!
Fica na paz!
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Nosso Canal