AddThis Social Bookmark Button
Ter, 23 de Novembro de 2010 21:41
O que é a Côrte ?

Casal de AmigosVamos fazer um estudo diferente, um estudo sobre a côrte, sei que para alguns é algo totalmente novo, mas creio que Deus falará muito aos corações! Quando vemos esta palavra em um tema de ministração não entendemos imediatamente... Porque eu realmente não havia entendido. Mas hoje sei que é a perfeita vontade de Deus. Mas afinal o que é corte?

A côrte é uma amizade, uma amizade comprometida para um possível casamento. Com o conhecimento dos pais e líderes. Mas por que é tão importante que os pais e líderes participem deste momento?

A experiência e a autoridade deles são fundamentais para liberar ou corrigir qualquer atitude. Sendo a côrte um período de conhecimento e de aprendizagem é muito importante a participação dos pais e líderes é um momento de construção espiritual e familiar.

Um passo muito importante na côrte é a oração entre ambos, as intenções de cada coração devem ser entregues a Deus para que Ele faça segundo a vontade d’Ele. As situações não devem ser forjadas e nem os sentimentos expostos, para que não sejam formadas feridas, ou para acelerar o processo natural de Deus. É muito importante manter um relacionamento de amizade e principalmente a busca pelo crescimento espiritual.

Mas por que é preciso passar pelo processo da amizade? “Amar não é encontrar alguém perfeito, é decidir amar depois de ver o defeito”. Esta é uma frase que gosto muito, pois nos faz refletir, e acho que é o momento certo para colocá-la aqui! Este é um dos fortes aspectos da côrte: permitir que você conheça todas “as faces” do seu futuro cônjuge. Muitas pessoas já me perguntaram: - mas como é que você vai conhecer sem namorar?! Elas pensam que o namoro é o período em que conhecerão a pessoa melhor, mas é um grande erro, pois muitos amigos conhecem melhor a pessoa do que o seu próprio cônjuge.

Por exemplo, por que será que quando estamos com algum problema procuramos logo um amigo? Será porque ele me conhece? Por que sabe todas as nossas histórias, segredos, nossos defeitos, vontades, todos os nossos estados emocionais? Como é que podemos casar com alguém que nunca tivemos uma relação de amizade? A própria palavra de Deus diz: “O homem de muitos amigos deve mostrar-se amigável, mas há um amigo mais chegado do que um irmão” (Provérbios 18:24).

A côrte é a forma linda de Deus de preparar duas pessoas para fazerem uma aliança. Por isto, o mais importante é ser amigo, conversar, contar, e até brincar!!! Todas as pessoas que resolvem seguir por este caminho têm experiências maravilhosas e a fidelidade de Deus é incomparável quando buscamos adorá-lo sem intenções próprias! Tenho certeza que há muitas pessoas que querem sim, buscar a face do Senhor e serem transformados para desfrutar da sua plenitude.

 

Autora: Manuela Evelyn (Equipe Romance em Deus)

Twitter: @manuevelyn

Facebook: Manuela Evelyn

Email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

Comentários   

 
0 #133 Moura Camargo 13-02-2017 15:05
Citando Miranda:



Olá!
Obrigada por entrar em contato conosco.

Com certeza você deve continuar orando para que a vontade de Deus para vida de vocês se estabeleça, afinal só orando você saberá qual o propósito final de Deus para tudo.

Abraços!
Citar
 
 
0 #132 Miranda 02-02-2017 10:36
Olá bom dia,
faço parte de uma membresia no qual temos como padrão a corte,
sou lider de célua e a moça no qual tenho interesse liderava porem entregou a celula kids por ainda não saber lidar com seus problemas emocionais,
hoje nossas lideranças conversaram e até eu mesmo entendi não ser o momento ideal para iniciar um relacionamento com ela.
porem sinto que gosto dessa moça, e sinto que alem dela saber disso noto que ela tambem gosta de mim,
mesmo sabendo que o momento ideal não é agora, seria correto me afastar dela mas continuar orando por ela para que Deus alinhe todas as coisas e após isso firmarmos um relacionamento em corte, com o consentimento de nossa liderança?
Citar
 
 
0 #131 Manuela 12-01-2017 10:40
Citando Paula Borges:


Olá Paula!

Obrigada por entrar em contato conosco.
Em primeiro lugar, você deve começar com Deus esta questão e ter a certeza vinda dEle que deve dar início a um relacionamento de côrte com este rapaz. Depois você deve sondar se este rapaz está livre para assumir um compromisso com você. Verifique com pessoas conhecidas amigos dele, pois se ele também tiver esta intenção para com você, ele se manifestará a não ser que ele seja muito tímido para se aproximar de você, aí neste caso você pode tomar a iniciativa, de forma sutil. Você deve comunicar a seus pais e lideres, pois a opinião deles é muito importante, pois os pais detém experiência e autoridade para te aconselhar e seus lideres são pessoas designadas por Deus para cuidar de você.
Espero ter ajudado!
Abraço!
Fica na paz!
Citar
 
 
0 #130 Paula Borges 09-01-2017 14:07
Olá! Eu sou nova nesse mundo da cortê. Apesar de ser cristã, e já ter namorado , nunca fiz cortê. Encontrei um rapaz muito bbacana... mas , como dou início a esse processo ? Devo falar pra ele , pra orarmos a esse favor ?
Citar
 
 
0 #129 Marcia Morgana 16-08-2016 16:46
Ola!
Realmente é muito gratificante viver esse momento tanto em conhecimento tanto buscando em oração é a melhor escolha entre duas pessoas que querem experimentar o essência do amor inserido no coração , onde ambas partes se mostra o verdadeiro afeto e nos faz acreditar que Deus está no contrele pois ele é o maior interessado de nos fazemos feliz e termos uma resposta certa .
Espero em Deus e seja a vontade dele
Citar
 
 
0 #128 betindira 09-08-2016 17:31
gostei e muito
:P :P
Citar
 
 
0 #127 Fernanda 21-07-2016 20:52
Estou lendo um livro Corte X namoro... e ainda não havia entendido ao certo esse título. Mas agora entendi e percebi que estava em corte com uma pessoa sem ao menos saber, e posso dizer graças a Deus por ter passado por isso, antes de me relacionar logo, pós pude ver quem era realmente a pessoa é não íamos dar certo.....agora pra quem está vivendo essa experiência e está indo tudo bem, que Deus abençoe. :-)
Citar
 
 
0 #126 Manuela 21-06-2016 12:53
Citando leonan:
antes da cortê temos q ora certo! e neste perodo de oraão os pais e lideres ja devem esta cientes??



Olá Leonan!


Se vc está orando individualmente, você pode manter entre vc e Deus, ou abrir. Mas se vc tem interesse na pessoa e está orando por algo mais sério juntamente com ela, deve sim pedir o auxílio e apoio em oração dos seus pais e líderes.
Citar
 
 
0 #125 leonan 21-06-2016 12:38
antes da cortê temos q ora certo! e neste perodo de oraão os pais e lideres ja devem esta cientes??
Citar
 
 
0 #124 pamela silva 10-06-2016 12:37
:lol: deus acima de tudo "... estou assim com uma pessoa experiencia muito boa '
Citar
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Nosso Canal