As 5 Linguagens do Amor: Palavras de Afirmação

Palavras de afirmação é a primeira linguagem do Amor relatada no livro As 5 Linguagens do Amor de Gary Chapman. Palavras encorajadoras, palavras gentis, palavras humildes, "todos os dialetos têm em comum o uso de palavras para transmitir afirmação ao cônjuge".

Se a sua linguagem do amor é palavras de afirmação então, esta é a linguagem que te fara se sentir melhor e manterá seu tanque de amor cheio. Se esta é a linguagem primaria do amor do seu cônjuge é o que você mais precisa exercitar e se empenhar para satisfazê-lo.

Nem todo mundo é muito bom ao se expressar com palavras ao mesmo tempo que muitas pessoas amam ouvir palavras positivas, elogios e como desempenham algo bem. Isto não quer dizer que a pessoa quer que você alimente o ego dela, mas sim que a melhor forma de você expressar o amor é usando as palavras. Pequenos elogios por ter feito uma comida bem feita, por ter lavado o carro podem ter a capacidade de levantar a autoestima e fazer seu cônjuge sentir-se bem e amado.

Mas o que muitas vezes a gente pensa é: não é mais do que a obrigação do outro contribuir nas atividades do lar, não é mais do que a obrigação trabalhar para sustentar a casa, não é mais do que a obrigação... Por mais que cada um já saiba que tem uma obrigação social com alguma coisa isto não significa que a pessoa não mereça ser elogiado por isto. E afinal o cônjuge não é nem empregado e nem escravo do outro, por isto é sempre bom expressão gratidão, orgulho, alegria, satisfação por tudo o que ele faz e o que ele é. A esposa e o marido precisam aprender a expressar em palavras coisas boas mais do que as suas insatisfações.

Então, você deve caprichar no uso das palavras de afirmação.Isto não quer dizer que você precisará a todo tempo elogiar e elogiar sem parar, mas sempre que puder deve fazer isto, mas do que costumava fazer. E isto quer dizer que se você tem empenhado esforços em fazer outros agrados ao seu cônjuge e não entende o porque a reação não é tão empolgante possa ser que você está investindo na linguagem errada.

Da mesma forma que palavras de afirmação é tão importante para quem a tem como a primeira linguagem do amor, palavras ruins terão um impacto devastador sobre esta pessoa.

Sabe aquela pessoa que adora falar e quer que você olhe nos olhos e sempre reclama que você não fala nada, não elogia, não contribui. A pessoa está lá falando o que fez no dia dela, contando sua lutas, esperando que o cônjuge contribua com palavras de apoio, palavras incentivadoras, mas ao contrário disto escuta um "hanram" ou simplesmente só tem a atenção. A atenção sem palavras neste caso não vai adiantar, você precisa contribuir com palavras talvez seja isto que esteja dando errado no seu relacionamento, você ouve, mas não fala. E para quem tem a linguagem do amor Palavras de Afirmação como primária ouvir palavras humildes, encorajadoras e de contribuição faz muita diferença. E se você não sabe sobre o que eu estou falando que tal passar no primeiro artigo desta série? É só clicar aqui.

(2 Votes)

Manuela Camargo

Instagram @manucamarggo